Mãe leva bronca o tempo inteiro!
Todos sabem o que é melhor para o SEU filho, e sempre é algo diferente do que você está fazendo!
O seu filho, em algum momento da vida, vai ser mal educado, briguento, birrento, manhoso, mimado, escandaloso, e a culpa, sem dúvida, será sua!
Dá muita atenção!
Faz tudo o que quer!
Trabalha demais!
Ele fica muito na escola!
Ele tem que ir pra escola!
Convive muito com adulto!
Ele também vai ficar doente, vai se machucar, e você será a culpada!
Tomou friagem!
Entrou na piscina!
Não leva no médico!
Dá muito remédio!
Mãe saudável é aquela que aprende a ouvir todos os comentários, dicas e conselhos de forma lúdica!Quer dizer, que leva tudo em consideração, como alguém que assiste a um bom filme da sessão da tarde, e não se abala com nada! Finge que não entende as indiretas, as acusações, finge que não percebe a cara de espanto quando passa com o seu filho no sling, ou quando não coloca um gorro pra sair no vento, ou quando não dá antitérmico com febre de 39°, ou quando diz que não quer que o filho seja alfabetizado com 7 anos, ou quando afirma que na sua casa não tem muita rotina e que seu filho dorme, quase sempre, depois da meia-noite e acorda, quase sempre, depois das 11hs da manhã!
E não adianta relevar tudo isso com bom humor e uma leve indiferença se você não souber driblar o comentário de vitória que virá se um dia você por acaso reclamar que seu filho está muito agitado!
"Ah, mas também não tem hora pra nada, a criança precisa ter rotina, precisa saber o que vai acontecer, precisa seguir regras, precisa ter limites, precisa, precisa, precisa"
Talvez! Talvez a Pietra bata nos amiguinhos da escola porque ela não tem hora pra almoçar! E às vezes nem almoça!!! (agora eu passei dos limites, né!?) Sim, às vezes ela não almoça! Acorda muito tarde, não tem fome, come banana, toma leite, come um pão e vai pra escola! Será que isso a deixa irritada? Pode ser...
E também pode ser por não ter rotina que ela se adapta a todas as situações! Ela usa qualquer roupa, não chora pra acordar se precisa acordar cedo, dorme em qualquer lugar, brinca com qualquer criança, come de tudo, anda a pé, de carro, de metrô, de ônibus e de avião; e as manhas duram apenas alguns minutos! Eu e o Dani colocamos a Pietra "em baixo do braço" e vamos pra qualquer lugar! Eu não levo nada de diferente pra ela! Ela não tem chupeta, mamadeira, colherzinha, paninho, travesseirinho, lençolzinho, roupinha, brinquedo, boneca, livro, nada, absolutamente nada, que seja necessário!
Talvez seja a falta de rotina, de regras, de limites... e talvez não!
Mas certeza eu tenho de uma coisa: as mães seriam muito mais felizes - e os filhos também - se não vivessem a terrível ilusão de que têm o controle sobre quem seus filhos serão ou deixarão de ser!
Ótimo, perfeito, na mosca. É isso mesmo! Eu tava escrevendo algo sobre esse tema, mas você disse tudo!
ResponderExcluirO pior é que as mães, que vivem isso na pele todos os dias, ao invés de serem as primeiras a fazer diferente, a não julgar as outras mães justamente por já terem sido julgadas, já terem sentido na pele como é, são as primeiras a criticar. Insegurança? Reprodução da violência? Pode ser, mas é muito feio pisar na cabeça dos outros para se afirmar. E, no entanto, parece que fazemos isso todos os dias.
sim, fazemos! hahahahaha!
ResponderExcluirCaí aqui por acaso. Não tenho nada a ver com tudo isso, nem sou mãe e nem pretendo ser. Mas me identifiquei muito. Eu faço isso! Faço isso muito!! Eu julgo todas as mães que encontro pela frente, sempre! Normalmente não digo nada, mas penso. E penso com uma autoridade como se eu soubesse todos os modos "certos" de fazer as coisas. Aliás, me sinto tão mais sabedora das coisas que ainda me sinto no direito de achar que "a mãe, pobrezinha, não é culpa dela, ela não sabe como deve agir..."
ResponderExcluirQue péssima pessoa eu sou rs (fazer o quê, ainda tenho muito o que aprender)
ser mãe é um grande aprendizado nesse sentido, de olhar pra si, de se perceber um "monstro julgador"! hahaha! e aí se dar conta de que sofre o medo do julgamento alheio de tanto que julga o outro... somos todos assim... afogamos o nosso salva-vidas para não nos afogarmos... e morremos todos!
ResponderExcluirseja mãe Lê! não é preciso ter um filho para ser mãe... eu acho, é preciso viver, experienciar a maternidade de alguma maneira! não somos bichos, somos humanos, podemos simbolizar! seja mãe e sofra a dor de ser julgada por não saber cuidar do seu "filho" e talvez se transforme em alguém mais generosa no julgamento do outro...